PDT vai ao Supremo para limitar ação das Forças Armadas - Denúncia política

O lado oculto da política

Anúncio
Anúncio

Anúncio

PDT vai ao Supremo para limitar ação das Forças Armadas



O Partido Democrático Trabalhista, "PDT" ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para definir os limites da atuação das Forças Armadas.


Na ação, o argumento apresentado é de que a atuação das Forças Armadas, internamente, nos Estados e Municípios, só pode ocorrer com o aval do Congresso, nos casos de intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio. Isso, entretanto, não mudaria em nada a atuação das Forças nas fronteiras, em missões de paz, no espaço aéreo e nas eleições.

O emprego das Forças Armadas, têm sido citados por bolsonaritas –   (intervenção militar com base na parte final do artigo 142 da Constituição), que se refere à “garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

De acordo com o artigo 142 da Constituição, as Forças Armadas são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, sob a autoridade suprema do Presidente da República e “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Afinal, de que é que os partidos de oposição tem tanto medo? 

Anúncio
Anúncio