STF desmoraliza a maior operação da PF à “lava-jato" será que o crime compensa STF? - Denúncia política

O lado oculto da política

Anúncio
Anúncio

Anúncio

STF desmoraliza a maior operação da PF à “lava-jato" será que o crime compensa STF?

STF desmoraliza a maior operação da PF à "lava-jato"


Pois é! esse fato vergonhoso aconteceu hoje (26), exatamente pelo o que chamamos de STF. A segunda turma do supremo tribunal federal "STF" já ordenou a soltura de José Dirceu (PT), condenado pelo TRF4 a 30 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência a organização criminosa.



Ele foi considerado culpado do recebimento de 15 milhões de reais em propina sobre contratos da Diretoria de Serviços da Petrobras, que era comandada por Renato Duque, indicado ao cargo pelo PT. O dinheiro a Dirceu foi pago por empreiteiras que integravam o cartel que fraudava licitações da estatal petrolífera, sobretudo a Engevix.


Com o fim da tramitação do processo em segunda instância, após o julgamento de embargos de declaração de embargos infringentes, a juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou a prisão do petista. Ela acatou a uma determinação do TRF4, que havia determinado a detenção de Dirceu tão logo se esgotassem os recursos dele em segunda instância.

Esta é mais uma tentativa de soltar o lavador de dinheiro "ex-presidente Luiz Inácio lula da silva". 


Segundo a revista Veja, “Por se tratar de uma decisão majoritária, acredito que os efeitos podem ser estendidos a todos que foram condenados em segunda instância e ainda esperam o julgamento de recursos no STJ e no STF”, opinou João Paulo Martinelli, professor de direito penal do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP-SP). “Para a maioria dos ministros, a prisão não pode ser automática, pois há necessidade de fundamentação. Se a decisão pela prisão não for fundamentada, o condenado deve aguardar os recursos perante os tribunais superiores em liberdade. Esse fundamento pode ser aplicado a todos os casos semelhantes, inclusive o de Lula”, prosseguiu.






No caso do ex-presidente Lula, a decisão da Segunda Turma indica que, se o julgamento de um recurso do petista não tivesse sido adiado – estava previsto para esta terça-feira, mas foi retirado da pauta -, muito provavelmente a maioria dos ministros teria definido pela soltura do ex-presidente. “A liberdade do réu condenado em segunda instância depende de sua sorte (ou azar) quando da distribuição do processo, já que a maioria da Segunda Turma tem entendimento diverso daquele firmado pelo plenário, quando do julgamento do habeas corpus de Lula”, analisou o advogado criminalista Luciano Fincatti.

Opinião; Mais uma vez o supremo mostrou para todo país que o crime compensa, e por outro lado, a lava-jato foi desmoralizada também pelo o que chamamos de superior tribunal federal. O crime compensa!

Anúncio
Anúncio