24 DE JANEIRO, O DIA EM QUE LULA VAI CHORAR, MAS O PAÍS SERÁ LIBERTO DE SUAS MAZELAS - Denúncia política

O lado oculto da política

Anúncio
Anúncio

Anúncio

24 DE JANEIRO, O DIA EM QUE LULA VAI CHORAR, MAS O PAÍS SERÁ LIBERTO DE SUAS MAZELAS

24 DE JANEIRO, O DIA EM QUE LULA VAI CHORAR, MAS O PAÍS SERÁ LIBERTO DE SUAS MAZELAS


POLÍTICA DO BRASIL

Grandes expectativas em torno do dia 24 em que o TRF-4 definiu o julgamento do ex presidente Luiz inacio lula da silva condenado na maior operação a PF a lava-jato. lula foi condenado a nove anos e seis meses de cadeia pelo juiz federal responsável pelos processos da operação, DR Sergio Moro.

O ex presidente tem tomado uma postura diferente. Ao invés de recorrer com o silencio, conseguindo provas de sua inocência, se é que é inocente! ele tem atacado em muitos caso a lava-jato e o juiz Sergio Moro. 


O desespero toma  conta
Muitos defensores do ex presidente tem se mostrado indignado com a condenação no caso triplex, e os argumentos são que lula foi condenado sem provas. O ex ministro José Dirceu já  pediu reforço da militância em defesa do ex presidente convocando para o dia 24, denominado com o dia da revolta. Enquanto isso a Ré na Lava-jato junto com o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffman (PR), ja subiu a tribuna  para acusar o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dellagnol de estarem “fazendo um conluio” com o mercado para “ferrar o povo brasileiro”, e usar o processo do ex-presidente Lula para “fazer dinheiro” com palestras ao preço de R$ 30 mil a R$ 40 mil.



Observando o comportamento de lula percebe-se que; Ele não é sensível, e não chorou quando recebeu a sentença de sua condenação. 
Mas a final! o que pode fazer lula chorar? 
Um grande e marcante episodio de sua vida foi no velório de sua esposa já falecida; lula chorou

Existe um dia em ele o fará mais uma vês, esse dia já estar marcado na mente de todos os brasileiros, ( dia 24 de janeiro o dia em lula vai chorar, mas o país será liberto ). Lula abatido com sua condenação disse a UOL que  que não quer ser um mártir. "Não quero passar para a história como um inocente condenado", Lula no entanto, admitiu que o país vive uma "anomalia jurídica". Segundo ele, Moro e o MPF criaram uma narrativa falsa da qual não conseguem se libertar. "Eles ficaram sem rota de fuga", disse Lula. 

Por qual motivo lula irá chorar? 
Ficha limpa?

O TSE pode cancelar registro, caso Lula seja candidato em 2018 
Apenas uma condenação em segunda instância, ou seja no TRF-4, pode jogar por terra as aspirações políticas de Lula



Além dessa condição, a sentença precisa ser dada por órgão colegiado, o que não é o caso da sentença monocrática de Sérgio Moro.
A Lei da Ficha Limpa depende de decisões tomadas por um grupo de desembargadores para ter efetividade. Desta forma, se o TRF4 reiterar a condenação de Lula, podem ocorrer três situações. 

Tres situações para lula não chorar
Na primeira possibilidade, Lula seria condenado antes da eleição e poderia ter o registro da candidatura negado.

Uma segunda alternativa seria o julgamento acontecer durante o período eleitoral, quando o ex-presidente, já em condição de candidato, pode ter o registro cassado ou concorrer sub júdice, ou seja, com pendências legais a serem julgadas.

terceira; Caso seja eleito e o julgamento aconteça depois da diplomação como presidente, há a possibilidade dessa diplomação ser invalidada. No entanto, quando se trata da Presidência da República, a Constituição Federal prevê a suspensão do processo, o que pode deixar a situação nas mãos dos ministros do STF.

Lula só não pode chorar de alegria

Moro teve prudência em não pedir a prisão imediata de Lula, apesar de que ele poderia ter decretado. No processo constam gravações em que Lula citava uma possível destruição de provas relacionadas à OAS. Moro afirma na sentença:

 “Considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação”.

Diante dos fatos em que Moro afirma na sentença, dificilmente lula não venha chorar, pois é mais provável que a condenação permaneça e ele seja imediatamente preso. 




Anúncio
Anúncio